top of page

NEWS

EMPREENDEDORISMO COMO CARREIRA PROFISSIONAL

Há 30 anos era considerada como loucura um jovem recém-formado aventurar-se na criação de um negócio próprio, pois os empregos oferecidos pelas grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como a estabilidade que se conseguia nos empregos e repartições públicas, eram muito convidativos, com bons salários, status e possibilidade de crescimento dentro da organização. O ensino era voltado a formar profissionais para trabalhar em grandes empresas e não para criar empresas. Quando esse cenário mudou, nem os profissionais experientes, nem os jovens á procura de uma oportunidade no mercado de trabalho, nem as universidades estava preparadas para o novo contexto.

Atualmente, temos um grande movimento voltado à prática empreendedora. Jovens estudantes vêm recebendo formação e incentivo para adotarem o empreendedorismo como opção de carreira. O fato é que o empreendedorismo, cada vez mais, vem sendo valorizado e principalmente incentivado por ser considerado o combustível para o crescimento econômico, a criação empregos e a geração de prosperidade. Há uma convicção de que o poder econômico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos. O empreendimento pode ser entendido como um movimento Econômico-Social que obteve maior expressividade com o advento do sistema capitalista e a globalização.

Apesar do incentivo e investimento na formação de empreendedores, ainda temos um alto índice de mortalidade de empresas e isso é algo que necessita ser observado com muito cuidado. Segundo os dados do SEBRAE (2017, on-line) a taxa de mortalidade das empresas até o segundo ano de existência chegou a 24% e os principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas são: Informalidade; Falta de experiência e Falta de Planejamento.


O EMPREENDEDORISMO É O COMBUSTÍVEL PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO, CRIAÇÃO DE EMPREGOS E GERAÇÃO DE PROSPERIDADE.


Postagens em destaque
Postagens recentes
Archive
bottom of page