top of page

NEWS

O que é economia criativa?


O que é economia criativa? Você por acaso já ouviu falar? Essa modalidade consiste em estabelecer uma relação entre a produção de bens e serviços com o capital intelectual. Funciona da seguinte maneira: um empreendedorismo em que os colaboradores atuam com a criatividade e o conhecimento. Depois, juntam essas qualidades à inovação, em busca do desenvolvimento de trabalhos que prometem fazer toda a diferença.

Quer saber o que é economia criativa? Esqueça o aspecto engessado

A economia criativa não tem nada a ver com aquela visão de escritórios inacessíveis com pessoas rodeadas de monitores exibindo gráficos. É absolutamente o contrário. Muitas áreas, que fogem desse universo workaholicao qual estamos acostumados a presenciar, acolhem profissionais diversos vindos da arquitetura, comunicação, design, moda, cultura, cinema, tecnologia da informação e outros.

O trabalho desenvolvido por essas equipes é bastante variado e pode elaborar tanto bens de consumo quanto bens sociais. Muitos especialistas acreditam que a economia criativa seja a alternativa para o modelo capitalista vigente (e que se encontra saturado, como alguns afirmam).

Economia criativa e o coworking

Com tantos jovens empenhados, o número de novas empresas, startups e até mesmo grupos ligados a incubadoras de universidades tem crescido bastante nesse meio. Eles representam uma parcela de empreendedores que pensam além do escritório e visam ao bem-estar de um público específico ou da sociedade.

Espaço ideal

O coworking significa o espaço ideal para o desenvolvimento desses projetos, porque além de oferecer uma estrutura excepcional, o fato de o escritório ser compartilhado oferece outras possibilidades, como: a criação de networking com outros grupos e o consequente aumento do aspecto híbrido que esses empreendedores procuram.

Para ficar ainda mais claro como o coworking pode ser importante para a economia criativa, pensemos na seguinte hipótese: vamos supor que você tenha uma equipe de design e trabalhe ao lado de um grupo de arquitetos. Ambos podem atuar juntos em um projeto.

Obviamente que este exemplo é apenas a ponta de um mundo de possibilidades, mas serve apenas para mostrar como a ideia de sua equipe pode encontrar ecos na economia criativa.


Postagens em destaque
Postagens recentes
Archive
bottom of page